terça-feira, 14 de junho de 2011

Jogos Cooperativos



Jogos Cooperativos:

Uma divertida maneira de jogar, com uma diferença, neste jogo não existe rivalidade, todos jogam com uma única intenção que é vencer desafios.

Um pouco da história dos Jogos Cooperativos:

Os primeiros movimentos de Jogos Cooperativos Foram na década de 50, quando o Professor Ted Lentz preocupado com a valorização que a Cultura Ocidental dava à Competição, começa a utilizar os Jogos Cooperativos, e junto com Ruth Cornelius escreve um manual intitulado All together.(Manual dos novos Jogos Cooperativos)
As primeiras vivências no ambiente escolar acontece na década de 70 com o professor Terry Orlick, introduzindo os Jogos Cooperativos na Educação Infantil onde trabalhava, autor do livro Vencendo a Competição lançado 1978. No Brasil as primeiras vivências acontecem na década de 90, através do professor Fabio Otuzi Broto, que em 1992 junto com Gisela Sartori Franco, Lançam o Projeto Cooperação comunidade de serviços, uma empresa voltada a difusão dos Jogos Cooperativos. Hoje em dia o Jogo Cooperativo já é tema de varias pesquisas académica e foi também introduzido em algumas faculdades, na grade de formação de professores e também em Pós graduação.
Esta é um pouco da historia dos Jogos Cooperativos quem quiser conhecer um pouco mais segue Referencias:

- JOGOS COOPERATIVOS: Se o Importante é Competir o Fundamental é Cooperar.
 Brotto, O. Fabio

- BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS COOPERATIVOS .
SOLER, Reinaldo

-RECREAÇÃO EM AÇÃO
 CAVALLAR, M. Vânia

entre outros.