quarta-feira, 3 de abril de 2013

Psicomotricidade



O que é Psicomotricidade?
(Cristiano Araujo)


  "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre"
 (Paulo Freire).

 A Associação Brasileira de Psicomotricidade (2013) define a Psicomotricidade da seguinte forma:
            “É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. 
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. 
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização”.

Em outras palavras e estudar o ser como um todo não separando corpo da mente, como antigamente se pensava a Educação Física.
A Psicomotricide é aplicada desde o inicio da vida do ser humano com a finalidade de desenvolvê-lo em sua totalidade trabalhando os seguintes conceitos:
Baseado em Monteiro (2007) apud Castro (2008).

·         Coordenação Motora Fina - Capacidade de controlar pequenos músculos para exercícios refinados. Exemplo: recorte, colagem, encaixe, escrita;

·         Coordenação Motora Global - Possibilidade de controle e organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexos. Exemplos: correr, saltar, andar, rastejar;

·         Estruturação Espacial - É a orientação e estruturação do mundo exterior relacionado com outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento. Sendo a consciência da relação do corpo com o meio;

·         Organização Temporal - É a capacidade de avaliar tempo dentro da ação, organizar-se a partir do próprio ritmo, situar o presente em relação a um antes e a um depois, é avaliar o movimento no tempo, distinguir o rápido do lento. E saber situar o momento do tempo em relação aos outros;

·         Estruturação Corporal - Relacionamento do indivíduo com o mundo exterior, conhecimento e controle do próprio corpo e de suas partes, adaptação do mesmo ao meio ambiente;

·         Imagem Corporal - A experiência do indivíduo em relação ao próprio corpo sujeito, impressão subjetiva.

·         Conhecimento Corporal - Conhecimento intelectual que se tem do próprio corpo.

·         Esquema Corporal - Tomada de consciência de cada segmento do corpo (interna e externa) o desenvolvimento do esquema corporal se dá a partir da experiência vivida pelo indivíduo com base na disponibilidade do conhecimento que tem sobre o próprio corpo e de sua relação com o mundo que o cerca;

·         Lateralidade - Representa a conscientização integrada e simbólica interiorizada dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito, o que pressupõe a linha média do corpo, que no decorrer estão relacionados com a orientação face aos objetos. Essa conscientização do corpo pressupõe a noção de direita e esquerda e, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação, melhor capacidade e dominância cerebral.

A Criança deve ser acompanhada por um profissional que desenvolverá atividades de estímulos motores com as finalidades acima descritas, pois em todo tempo ela esta em descoberta do novo, inventa, retruca, resiste, questiona, refaz, e aprende com o meio em que esta inserida, se socializando com ele.  Ainda seguindo esta linha observamos que Darido (2000) apud Lima (2009) em seu estudo cita que “a criança, por meio da observação, imitação, vivências diversas, experiências físicas e culturais, constituindo, dessa forma o conhecimento a respeito do mundo”.
Temos sempre que respeitar a idade maturacional da criança, suas necessidades e limitações físicas, assim atingirá o nosso objetivo final o pleno desenvolvimento motor.
Segue abaixo algumas atividades para desenvolvimento da Psicomotricidade:

 Expressão Corporal:
·         Imitar animais
·         Fazer mímicas
·         Imitar os gestos produzidos do professor
·         Dançar


Equilíbrio:
·         Carregar objetos
·         Andar livremente
·         Andar para frente
·         Andar para traz
·         Andar para o lado
·         Correr em ritmo lento/rápido
·         Andar em linha reta

Coordenação Motora Fina

·         Apalpar e descrever objetos com os olhos fechados
·         Modelar areia molhada no parquinho
·         Prender pregadores na barra da blusa
·         Recortar Figuras com as mãos
·         Amassar papel jornal com a mão esquerda depois com a direita
·         Amassar papel jornal com as duas mãos
·         Pintar com pincel e tinta Guache
·         Pintar com as mão e tinta guache
·         Passar água de um copo para outro
·         Dobrar folhas A4 ao meio, na vertical e horizontal
·         Passar caroço de feijão de uma garrafa pet 500ml para outra
·         Fechar recipientes com rosca
·         Abrir e fechar cadeado

Bibliografia


http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 124 - Setiembre de 2008