sábado, 30 de janeiro de 2016

Brincadeiras para a 1º semana de aula (socialização)

Atividades de socialização

Com o começo das aulas temos sempre que fazer um trabalho para integrar o grupo e conhece-lo, esse tipo de 1º contato vai dizer muito do que vai ser seu trabalho no decorrer do ano. Quem trabalha com recreação acaba tendo grande facilidade para desenvolver atividades de integração e socialização, por estar sempre trabalhando com grupos novos.
Vou deixar a disposição algumas brincadeiras que servirá como ponte para esse momento de socialização do grupo.

 Conceito de Socialização:

É o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade.

Minha cara metade:

Material: Caixa de papelão, revistas ou jornais
Desenvolvimento:
Nessa brincadeira utilizará duas caixas que ficarão no centro de duas linhas paralelas de pessoas da mesma quantidade.

Em cada caixa haverá pedaços de paginas de revista, jornais enfim, cada pagina estará partida ao meio, metade em uma caixa e metade na outra.
Cada um dos participantes deverá pegar um pedaço ,e a um determinado sinal eles deverão procurar sua cara metade ,quem encontrar primeiro deve dar as mãos e ir formando uma roda, para finalizar o jogo todos devem estar de mãos dadas em um grande circulo.

A caixa surpresa:

Material: Caixa de sapato e espelho
Idade: A cima de 10 anos.
Desenvolvimento:
Colar o espelho bem colado na caixa de sapato, formar uma roda com todo o grupo. O professor deve pedir que as crianças passem a caixa para o amigo do lado direito e conta uma historia dizendo a importância de estar ali e sempre conclui com a frase algo importante você vai descobrir quando a caixa abrir, a criança que parou nessa frase com a caixa na mão deve abrir, olhar e recomeçar a passar a caixa, o jogo deve ser reiniciado. Acaba o jogo quando todos olharem a caixa.
No caso de um grupo grande deve ser montado varias caixas.

Espelho vivo

Material: Nenhum
Idade: a partir dos 3 anos
Desenvolvimento:
O grupo deve ser dividido em duplas. Uma criança será o espelho e deve reproduzir os gestos feitos pelo amiguinho que está em sua frente, depois invertem as posições e o jogo recomeça.

 Meu boneco de mola

Material: Nenhum
Idade: a partir dos 3 anos
Desenvolvimento:
As Crianças devem ser divididas em duplas, uma iniciará comandando o boneco e deve fazer com o boneco aquilo que quiser, o professor deve orientar para fazer coisas bacanas com os bonecos. Ex.: Deixar em um pé só, com as mãos pra cima, fazendo careta, coisas desse tipo. Depois o professor deve trocar as posições.
Pega-pega dos nomes
Material: Bexiga, banco sueco, papel e caneta.
Idade: a partir dos 6 anos de idade.
Desenvolvimento:
Cada criança deve receber uma bexiga, pedaço de papel e uma caneta para escrever o seu nome, feito isso deve encher a bexiga, e coloca-la atrás do banco sueco para que não saia voando. O banco sueco deve ficar de um lado em uma distancia que permita as crianças correrem,  que por sua vez devem ficar do lado oposto do banco. O Professor deve estourar o 1º balão e a criança chamada deve correr e estourar uma outra bexiga, estourar a bexiga e ler o nome em voz alta, a criança chamada deve levantar o braço e esperar que o amigo venha busca-lo os dois correm de mãos dadas e amigo repete o gesto inicial do 1º amigo, até que todas as crianças estejam em uma grande corrente. 

Quem é o fantasma?

Material: Lençol
Idade: A partir de 4 anos
Desenvolvimento: A turma será dividida em duas equipes.  Uma deverá ficar dentro e a outra fora da sala. As crianças que estiverem dentro da sala enviarão uma criança coberta com um lençol que será o fantasma. As crianças que estiverem fora da sala deverão adivinhar quem é o fantasma. Depois as crianças que estiverem fora da sala enviarão um fantasma para a turma que estiver dentro da sala. E assim continua a brincadeira até que todas as crianças tenham participado.

Arranje um par

Material: nenhum
Idade: a Partir de 4 anos
Desenvolvimento:
De mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Todas as crianças devem correr aos pares, e a um sinal combinado junto com o grupo, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.


JOGO DO LIMÃO

IDADE: 6 anos em diante
MATERIAL: Limão
Formação: círculo
Desenvolvimento: alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro... ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão deve disser seu nome e fazer um gesto que deve ser reproduzido pelos outros.


Obs. Essas são poucas possibilidades caso alguém tenha interesse é só enviar um email que respondo com prazer.
Cristiano@cianossaturma.com.br