Recreação com tapetes
flutuantes na piscina
Segundo Barros e Caetano (2008) O
lúdico faz parte de nossas vidas, mesmo que não possamos compreendê-lo em
totalidade, se faz presente nas horas de lazer, nos jogos e brincadeiras e
principalmente em toda ação realizada como forma de se obter satisfação
pessoal, descontração, ou até mesmo com o intuito de ocupar as horas vagas.
A recreação trabalha diretamente
o lúdico dos envolvidos, uma vez que eles estão participando por vontade
própria não havendo obrigatoriedade na participação, não existindo cobrança na
participação ou execução perfeita de movimentos desprendendo assim os
participantes a busca pela perfeição e tensão do medo de errar.
Utilizamos em nosso programa de
recreação na piscina do Parque Esportivo Dos Trabalhadores (PET), alguns
tapetes flutuantes onde fizemos várias atividades que envolveram o público de
forma positiva e voluntária, foram mais de três horas agradáveis de
brincadeiras. Sem que eles percebessem trabalharam habilidades motoras , correram,
saltaram se equilibraram, o equilíbrio foi extremamente trabalhado nestas
atividades, pois a dificuldade de permanecer de pé no tapete era grande, para
dificultar várias vezes agitávamos o tapete
aumentando assim o grau de dificuldade do Jogo, eles caiam e logo
voltavam a ficar de pé, e a felicidade nos rostos quando conseguiam cumprir
toda a prova era envolvente. Parafraseando Piaget a criança se desenvolve
através do lúdico, pois não existe a cobrança pelo ato perfeito, não criticando
as ações escolares para alcançarem resultado, mas livre de cobrança fica muito
mais fácil de aprender.
“Os jogos ou brinquedos pedagógicos são
desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem
significativa, estimular a construção de um novo conhecimento” (ANTUNES, 2002,
p. 38).
Segue abaixo alguns jogos
realizados com tapetes flutuantes:
1-
Caminhar sobre o tapete.
Material:
Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão
Desenvolvimento:
- Com os tubos de
PVC fazer conexões entre os tapetes, amarra-los distantes da borda para evitar
que as crianças se machuquem formar uma fila e pedir para que as crianças uma
de cada vez caminhem sobre os tapetes finalizando com um mergulho de peito.
2-
Correr no tapete.
Material:
Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão.
Desenvolvimento:
Formar uma fila
e pedir que as crianças uma de cada vez corram sem cair, finalizar com um salto
tipo bomba.
3-
Sem visão
Material:
Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão e venda de pano para tapar o olho.
Desenvolvimento:
Formar uma fila
entre os participantes, pedi que uma criança de cada vez faça o percurso, mas
desta vez com os olhos tapados por uma venda de pano, aumentando assim a
dificuldade colocar um monitor no final do percurso para orienta-los.
4-
Garçom
Material:
Tapetes de EVA, tubos de PVC para, objetos diversos e uma bandeja.
Desenvolvimento:
Formar fila
entre os participantes, pedir que um de cada vez faça o trajeto sobre posse de
uma bandeja onde ira conter vários objetos o objetivo e chegar ao final do
percurso com o maior n° de objetos possível.
5-
O dono da bola
Material: Tapetes
de EVA, tubos de PVC para conexão, bola de Eva ou borracha.
Desenvolvimento:
Formar fila
entre os participantes, pedir que um de cada vez faça o trajeto segurando uma
bola com as duas mãos acima da cabeça, para dificultar o trajeto pedir que um
monitor fique no meio do caminho dando trancos de um lado para o outro no
tapete, tirando ainda mais a estabilidade.
6-
Garrafa cheia
Material:
Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão e garrafa pet meio litro.
Desenvolvimento:
Formar fila
entre os participantes, pedir que um de cada vez faça o trajeto segurando a
garrafa de cheia de água, o objetivo e chegar ao final derrubando o menor n° da
água possível, ainda mantendo a dificuldade peça que o monitor continue dando
trancos de um lado para o outro nos tapetes.
FOTOS DA ATIVIDADE
BIBLIOGRAFIA
ANTUNES, C. Novas
Maneiras de Ensinar - Novas formas de Aprender. Rio de Janeiro: Artmed, 2002, p.
113-152.
BARROS, Paulo
César de, CAETANO, Samara de Paula Neves – PUCPR http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/761_828.pdf
acesso 05/02/2013.
PIAGET, J. Psicologia
e pedagogia. 2ª ed. Rio de
Janeiro: Forense, 1972.
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