terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

RECREAÇÃO NA PISCINA DO PARQUE ESPORTIVO DOS TRABALHADORES (PET)


Recreação com tapetes flutuantes na piscina


Segundo Barros e Caetano (2008) O lúdico faz parte de nossas vidas, mesmo que não possamos compreendê-lo em totalidade, se faz presente nas horas de lazer, nos jogos e brincadeiras e principalmente em toda ação realizada como forma de se obter satisfação pessoal, descontração, ou até mesmo com o intuito de ocupar as horas vagas.
A recreação trabalha diretamente o lúdico dos envolvidos, uma vez que eles estão participando por vontade própria não havendo obrigatoriedade na participação, não existindo cobrança na participação ou execução perfeita de movimentos desprendendo assim os participantes a busca pela perfeição e tensão do medo de errar.
Utilizamos em nosso programa de recreação na piscina do Parque Esportivo Dos Trabalhadores (PET), alguns tapetes flutuantes onde fizemos várias atividades que envolveram o público de forma positiva e voluntária, foram mais de três horas agradáveis de brincadeiras. Sem que eles percebessem trabalharam habilidades motoras , correram, saltaram se equilibraram, o equilíbrio foi extremamente trabalhado nestas atividades, pois a dificuldade de permanecer de pé no tapete era grande, para dificultar várias vezes agitávamos o tapete  aumentando assim o grau de dificuldade do Jogo, eles caiam e logo voltavam a ficar de pé, e a felicidade nos rostos quando conseguiam cumprir toda a prova era envolvente. Parafraseando Piaget a criança se desenvolve através do lúdico, pois não existe a cobrança pelo ato perfeito, não criticando as ações escolares para alcançarem resultado, mas livre de cobrança fica muito mais fácil de aprender.
 “Os jogos ou brinquedos pedagógicos são desenvolvidos com a intenção explícita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento” (ANTUNES, 2002, p. 38).

Segue abaixo alguns jogos realizados com tapetes flutuantes:
1-      Caminhar sobre o tapete.
Material: Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão

Desenvolvimento:
- Com os tubos de PVC fazer conexões entre os tapetes, amarra-los distantes da borda para evitar que as crianças se machuquem formar uma fila e pedir para que as crianças uma de cada vez caminhem sobre os tapetes finalizando com um mergulho de peito.

2-      Correr no tapete.
Material: Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão.

Desenvolvimento:
Formar uma fila e pedir que as crianças uma de cada vez corram sem cair, finalizar com um salto tipo bomba.

3-      Sem visão
Material: Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão e venda de pano para tapar o olho.

Desenvolvimento:
Formar uma fila entre os participantes, pedi que uma criança de cada vez faça o percurso, mas desta vez com os olhos tapados por uma venda de pano, aumentando assim a dificuldade colocar um monitor no final do percurso para orienta-los.

4-      Garçom
Material: Tapetes de EVA, tubos de PVC para, objetos diversos e uma bandeja.

Desenvolvimento:
Formar fila entre os participantes, pedir que um de cada vez faça o trajeto sobre posse de uma bandeja onde ira conter vários objetos o objetivo e chegar ao final do percurso com o maior n° de objetos possível.

5-      O dono da bola
Material: Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão, bola de Eva ou borracha.
      Desenvolvimento:
Formar fila entre os participantes, pedir que um de cada vez faça o trajeto segurando uma bola com as duas mãos acima da cabeça, para dificultar o trajeto pedir que um monitor fique no meio do caminho dando trancos de um lado para o outro no tapete, tirando ainda mais a estabilidade.
6-      Garrafa cheia
Material: Tapetes de EVA, tubos de PVC para conexão e garrafa pet meio litro.

Desenvolvimento:
Formar fila entre os participantes, pedir que um de cada vez faça o trajeto segurando a garrafa de cheia de água, o objetivo e chegar ao final derrubando o menor n° da água possível, ainda mantendo a dificuldade peça que o monitor continue dando trancos de um lado para o outro nos tapetes. 





                                                 FOTOS DA ATIVIDADE





BIBLIOGRAFIA
ANTUNES, C. Novas Maneiras de Ensinar - Novas formas de Aprender. Rio de Janeiro: Artmed, 2002, p. 113-152.
BARROS, Paulo César de, CAETANO, Samara de Paula Neves – PUCPR http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/761_828.pdf acesso 05/02/2013.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário